top of page

MANTENDO-SE SEGURO DA CASA PARA A ESCOLA, DA ESCOLA PARA CASA


Um estudante de 18 anos foi morto ao reagir a um assalto em Curitiba, quando voltava para casa depois da aula. Ao reagir à abordagem do assaltante, ele foi esfaqueado. O estudante chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital.


A fatalidade veiculada na manchete do Portal G1 Paraná¹, em 19 de setembro de 2014, é considerada um evento raro. Contudo, assaltos próximos às escolas tem se tornado frequentes, em especial nos grandes centros urbanos. Os casos de roubo a celular de alunos da rede pública e partic


ular de ensino tem agravado o medo do crime e a sensação de insegurança entre os estudantes de todo Paraná.

Contudo, a problemática não é exclusividade das comunidades escolares, mas de todos os cidadãos que estão na condição de transeuntes. Por isso, abordamos a temática nas suas mais variadas dimensões. Justamente para que o leitor, na condição de quem anda à pé por certo local, compreenda a importância de se adotar determinados comportamentos que contribuam com sua própria segurança.

Lembre-se: tanto os assaltos como a fatalidade narrada podem ser evitados. Siga as nossas dicas e seja você também um promotor de segurança quando estiver andando pelas ruas da sua cidade:


AO ANDAR PELAS RUAS:


- Conheça bem o entorno da escola e as rotas de volta para casa. Certifique-se da localização de unidades da polícia, bombeiros, guarda municipal, comércios 24 horas, postos de saúde, etc. Variar o itinerário também é uma boa medida. E prefira sempre andar acompanhado de amigos, especialmente à noite.


- Caminhe no centro da calçada e contra o fluxo de trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de veículos suspeitos.


- Evite andar por locais mal iluminados, passar por locais desertos ou mesmo cortar caminho por becos, vielas, ruas desconhecidas, terrenos, construções, etc. Locais como estes aumentam a oportunidade do delito.


- Não basta estar atento. É preciso demonstrar calma, confiança e domínio do que está fazendo. Não demonstre que está perdido ou procurando por algum endereço. Caso necessite, procure bases da polícia militar ou estabelecimentos comerciais, mas não peça orientações a estranhos.


- Lembre-se: os assaltantes valem-se principalmente do fator surpresa e da desatenção para atacarem suas vítimas. Portanto, confie nos seus instintos. Se notar que está sendo seguido ou pressentir a aproximação de estranhos em atitude suspeita, aja com naturalidade e entre no primeiro local habitado que encontrar. Ligue para a Polícia Militar (nº 190) e peça ajuda.


- Desconfie de esbarrões, empurrões ou cotoveladas, especialmente em locais de grande aglomeração de pessoas. Estas condições facilitam a ação de “batedores de carteira” e oportunistas.


- Não carregue objetos de valor. Se inevitável for, o faça de modo discreto. Lembre-se: deixar à amostra joias, correntinhas, relógios, celulares ou mesmo roupas que chamem a atenção ou demonstrem serem de valor são atrativos para ações criminosas.


- No caso de transporte de bolsas, mochilas, carteiras, pochetes e sacolas, o faça preferencialmente junto e à frente do seu corpo.


- Não use o bolso traseiro para carregar carteira, dinheiro ou celular. São alvos fáceis para punguistas. Não manuseie sua carteira em público. Separe seu dinheiro previamente para as pequenas despesas. Prefira o uso de notas de baixo valor e guarde em bolsos diferentes.


- Quanto ao celular, cuidado redobrado! Não atenda seu telefone ou use o fone de ouvidos enquanto caminha. Além de ser um objeto muito cobiçado pelos marginais, em razão da rápida comercialização e fácil ocultação, retira toda sua atenção aumentando os riscos de acidentes.


AO PRESENCIAR UM ASSALTO:


- Não coloque sua integridade física em risco. Afaste-se do local e não interfira. Lembre-se: o criminoso não tem nada a perder.


- Ligue para a Polícia Militar através do nº 190 e repasse o maior número de informações possíveis: características físicas e roupas dos assaltantes, a direção que tomaram, a marca, modelo e cor para o caso de algum veículo envolvido na fuga, etc.


AO SER VÍTIMA DE UM ASSALTO:


- Regra de ouro: não reaja. A reação pode lhe custar à vida.


- Mantenha a calma e não faça movimentos bruscos. Evite gritar ou discutir. Seu nervosismo poderá aumentar a tensão e provocar uma atitude mais agressiva em seu desfavor. Lembre-se: seu bem mais valioso é a vida. Bens materiais podem ser adquiridos novamente.


- Se possível, procure observar as características dos assaltantes e a direção que tomaram. Após fugirem, ligue imediatamente e informe a Polícia Militar através do nº 190. Em seguida, desloca-se para o órgão policial mais próximo a fim de registrar a ocorrência.


¹http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/09/estudante-morre-ao-reagir-assalto-apos-sair-de-universidade-em-curitiba.html

bottom of page